Chapa 02

Chapa 02
Oposição Pela Base Com Lutas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Chapa de Oposição Pela Base Com Lutas vence eleição do SINTECT-SC

A chapa Oposição Pela Base Com Lutas composta por ativistas que reivindicam a CSP Conlutas e independentes venceu a eleição do SINTECT-SC na quinta-feira, dia 08/05 contra duas chapas da CUT: a chapa 1, da situação (MRL, O Trabalho, apoio do PCO) e a 3 (Articulação, Esquerda Marxista e AE), ligada diretamente a direção da ECT. A eleição ocorreu diante de um processo lento e sorrateiro de privatização dos Correios (lei 12490), que se desdobra em duros ataques a categoria, como a recente “terceirização” do benefício médico através da Postal Saúde e o sucateamento da Empresa, que afeta a qualidade do serviço prestado a sociedade e as condições de trabalho dos seus funcionários.

Mesmo com uma votação disputada (diferença de 11 votos sobre a Chapa 1), o resultado também é fruto do atual processo de reorganização sindical do país onde estouram lutas impulsionadas pela base como garis, COMPERJ, rodoviários, correios, etc. Pois, nessa chapa se reuniu o melhor do ativismo combativo da categoria em SC, cansada das traições da CUT, que diante de uma nova conjuntura de lutas se posiciona ao lado do Governo Dilma e da ECT, ainda que isso custe os direitos da categoria. Foi o que aconteceu durante a última greve, quando o sindicato abandonou a categoria a própria sorte e 22 de seus diretores furaram a greve. A farra da CUT na troca dos direitos dos trabalhadores por cargos e privilégios dentro da Empresa também encontrou enorme rechaço na base.

Diante desse grau de desconfiança e da necessidade de mudança, os ecetistas de SC votaram na Chapa apoiada pela CSP Conlutas e pela autonomia dos trabalhadores em relação aos patrões e Governo para tocar as suas lutas e se somarem a tantas outras. Cabe a sua nova direção reconquistar a confiança dos trabalhadores na sua capacidade de mudar a realidade através da sua organização e mobilização. Agora, mais um sindicato e diversos trabalhadores poderão engrossar o coro das lutas e definir seu futuro rumo a uma sociedade totalmente diferente da que vivemos hoje: uma sociedade socialista.


Veja abaixo resultado eleitoral:
Total de votos: 1868
Chapa 1/ CUT: 674 - 38,3%
Chapa 2, apoiada pela CSP-Conlutas e independentes: 685 - 38,9%
Chapa 3/ CUT: 403 - 21,6%
Votos Brancos: 37
Votos Nulos: 69


Veja a Ata de Apuração da Eleição





terça-feira, 29 de abril de 2014


CHAPA 2 FAZ AGITAÇÃO EM FRENTE AO COA

Hoje(29) estivemos no COA realizando ato para denunciar a postura da DR-SC, que tem apoiado descaradamente as outras chapas e tentado prejudicar a campanha da Chapa 2.  O candidato a secretário geral, Gilson Vieira(CDD Itajaí) enfatizou: "Se a Direção dos Correios impede a reunião por dentro das unidades, fazemos por fora." Os candidatos Pego(CDD SUL FNS) e Thais(Assistente social-GEREC), reafirmaram o caráter da chapa 2 de independência frente ao Governo Federal e a Direção da Empresa. A categoria tem demonstrado que quer mudança no sindicato, que foi sintetizado na fala de um dos apoiadores: "O sindicato tem remédio, fora Hélio!" Agora é a reta final da campanha e a chapa 2, Oposição pela base Com Lutas, cresce a cada dia. 


A HORA DA MUDANÇA É AGORA! VOTE CHAPA 2.




quarta-feira, 9 de abril de 2014

Jornal da Chapa 2

Mudança pra valer é votando na chapa 2 “Oposição pela Base com Lutas”

A Chapa 02 é a única realmente independente do governo e direção de empresa e autônoma a partidos políticos. Juntos da base vamos mudar o sindicato. A atual diretoria do Sindicato - Chapa 01, está afastada dos locais de trabalho. Muitos ex-dirigentes viraram as costas para os trabalhadores e pegaram cargos na direção da empresa. Hoje ajudam a atacar nossos direitos. Não foi por um acaso que a atual gestão não preparou a categoria para a última greve e facilitou o trabalho do TST, do governo Dilma e da direção da ECT para  privatizar o Correios Saúde e impor uma dura punição à nossa greve, com um pesado desconto. 

A Chapa 03 não representa uma mudança de verdade, pois é financiada pela mesma organização que financia a chapa da atual diretoria do sindicato: a CUT. Essa Central Sindical é a mesma que vem defendendo o governo federal e a direção da empresa, enfraquecendo nossa luta. A chapa 1 e a chapa 3 representam a CUT que nas últimas gestões secundarizaram a luta da categoria e a organização de base. 

Não podemos construir o novo sem romper com o velho! 
Para mudar seu sindicato pra valer vote chapa 2! 
Oposição pela base com lutas!
Nem a antiga, nem a atual direção do sindicato!

A greve e o papel da direção do SINTECT-SC

Os trabalhadores nos correios vêm sofrendo há muito tempo ataques dos governos nos seus salários, condições de vida e trabalho. Mas nos últimos anos, os ataques tem se intensificado (SUCATEAMENTO, POSTALPREV, PCCS 2008, ACORDO BIANUAL, CORREIOS S.A., IMPLANTAÇAO DO SAP, POSTAL SAÚDE, etc).

Este ano, o ataque começou de forma brutal, a direção da ECT, ligada ao PT, implantou unilateralmente o POSTAL SAUDE, colocando nosso plano de saúde (CORREIOS SAÚDE) sob controle de uma instituição privada, atacando assim, um dos melho-res benefícios conquistado com muita luta. A direção da ECT contou com o apoio do governo Dilma (PT/PMDB e demais partidos) e seus aliados ligados à CUT e CTB (duas centrais sindicais que apoiam o governo federal).

A categoria mais uma vez resistiu bravamente, entrando em greve para manter seus direitos. Mas infelizmente, a maioria das direções sindicais ligadas ao Governo Dilma e a direção dos Correios, não mobilizou os trabalhadores e boicotou a nossa luta para impedir a privatização da gestão do CORREIOS SAÚDE. A FENTECT protocolou pedido de apoio a CUT Nacional a nossa greve contra o POSTAL SAUDE e a CUT sequer respondeu ao nosso pedido. Como se fosse pou-co, durante a greve reuniu-se com a direção do POSTAL SAÚDE para deixar claro de qual lado estava.

Aqui em SC não foi diferente, a direção cutista do sindicato não mobilizou a categoria, várias unidades relataram não saber o que estava acontecendo, não entendendo o porquê da greve. Os diretores liberados não suspenderam a liberação durante o período da paralisação, ou seja, não fizeram a greve  e não vão ter 
desconto e para piorar vários diretores do sindicato pelegaram.
A direção do SINTECT-SC deveria explicar aos trabalhadores porque seus diretores furaram e boicotaram a nossa mobilização e porque defendem a CUT e o Governo Federal. É fácil entender, eles são todos “farinha do mesmo saco”.


Nas ELEIÇÕES SINDICAIS dos dias 6, 7 e 8 de maio, vamos dar um basta e derrotar os amigos e aliados da direção dos Correios! Vamos votar em quem DEFENDE E LUTA PELOS INTERESSES DOS TRABALHADORES e quer mu-dança de verdade. 

Principais Bandeiras de Luta e Propostas da Chapa 2


  • Visita constante aos locais de trabalho. Organizar a luta pelas reivindicações dos Carteiros, Atendentes, OTTs, administrativos, motorizados e demais trabalhadores.
  • Lutar pela entrega de manhã! Climatização nas unidades! Atualização de SD’s! Fim das Dobras! Contratação via Concurso Público! Cumprimento da NR-17 (referente a ergonomia).
  • Desenvolver campanhas contra o machismo, o assédio sexual e moral. Lutar pela punição dos assediadores!
  • Organizar e incentivar grupos de Mulheres, Negros, Aposentados e LGBT!
  • Campanha salarial pra valer construída junto a base. PLR linear e sem metas! Realizar a Copa PLR e Torneio Database de futebol e vôlei.
  • Suspensão imediata do pagamento da CUT. Debate com a base para que ela decida sobre a filiação à Central Sindical.
  • Lutar contra as metas abusivas e o SARA.
  • Lutar para que a ECT seja 100% Pública, Estatal e de Qualidade. Postal Saúde é privatização!  A luta Contra o Postal Saúde continua! Correios Saúde é nosso!
  • Rodízio dos diretores liberados não só nas férias. Expulsão e multa do diretor que pegar cargo na empresa.
  • Lutar pela segurança nas agências e equiparação de direitos dos atendentes com os bancários.
  • Lutar para diminuir os afastamentos por doenças e acidentes de trabalho. Em defesa da saúde do trabalhador e da trabalhadora! Nenhuma redução de salário e benefícios para quem se afasta por auxílio doença ou acidente de trabalho.
  • Lutar pela extensão da licença maternidade para 12 meses. Lutar por creches nos locais de trabalho. Lutar pela extensão da licença paternidade para 30 dias e do auxílio creche aos pais.
  • Lutar contra o PCCS 2008.


Conheça a Chapa 02 - Secretaria Executiva

Secretário Geral
Gilson VieiraCDD Itajaí, Carteiro, cipeiro e ex-dirigente sindical
Suplente
Juliel Queiroz de Santana, CDD Florianópolis Sul, Carteiro



 Secretário de Política Sindical

Giovani ZoboliCDD Velha, Carteiro
Suplente

Felícia Felipe De Souza, CTC Florianópolis, OTT




Secretário de Administração, Finanças e 


Patrimônio
José Maria Pego, CDD Florianópolis Sul, Carteiro, delegado sindical e ex-dirigente sindical
Suplente

Cleiton Ristow, CDD Jaraguá Do Sul, Carteiro


Secretário de Formação Sindical


Samuel De Mattos FigueiredoCDD Criciúma, Carteiro

Suplente

 Marcus Vinícius Demo Dos Santos, CDD Tubarão, Carteiro



Secretário de Cultura, Historia Sindical e 

Estudos Socioeconômicos 


Claiton Moacir Dos Santos, CDD Jaraguá Do Sul, Carteiro

Suplente

Rafael Bittencourt, AC São José, Atendente Comercial





Secretário de Saúde do Trabalhador

Natanael Pereira Ramos, CDD Florianópolis Norte, Carteiro

Suplente

Sidnei Barbosa Alves, CTC Florianópolis GTURN 01, OTT


Secretário de Imprensa e Divulgação  


Rudá Daneres Mattos, CDD Florianópolis Sul, Carteiro


Secretária de Questões Raciais e Aposentados

Lúcia Helena Da Silva, CTC Florianópolis, OTT
Suplente

Sérgio Luiz Costa, CDD Médio Vale, Carteiro



Secretário de Assuntos Jurídicos  

Toni De Macedo, CEE São José, Carteiro
Suplente

Osair José Marques, CDD São José, Carteiro


Secretária de Assuntos de Mulher

Thaís Moreira, GEREC, Assistente Social, Cipeira

Suplente

Mariani Peron Borghizan, AC Orleans, Carteira




Secretário dos Similares


Willian Rodrigues Da Silva, AC Cidade Universitária, Atendente Comercial
Suplente

Carlos Alberto Raupp Júnior, AC Forquilhinha, Atendente Comercial




Conheça a Chapa 02 - Diretores regionais


Blumenau


Diretor Regional de Blumenau 
Jorge L. Dickmann, CDD Blumenau Norte, Carteiro

Diretor Suplente


Alexandre Hermann Flores, CDD Blumenau, Carteiro


Chapecó

Diretor Regional de Chapecó
Claudinei Gilberto Giongo, CDD Chapecó, Carteiro

Diretor Suplente
Mauri Sebastião Bestuzzi, CDD Chapecó, Carteiro


Criciúma

Diretor Regional de Criciúma
Luis Cardoso Silvano, CDD Araranguá, Carteiro

Diretor Suplente
Sinval Silva Meira, CDD Florianópolis, Carteiro


Curitibanos

Diretor Regional de Curtitibanos


Cristiano Dirksen, CDD Rio Do Sul, Carteiro


Diretor Suplente
André Felipe Bizerra Da Silva, CDD Florianópolis Centro, Carteiro


Itajaí 

Diretora Regional de Itajaí
Gisele Dos Santos, AC Navegantes, Carteira

Diretor Suplente
Ciro Rogério De Hamburgo, CEE Itajaí, Carteiro


Joaçaba

 Diretor Regional de Joaçaba


 Guilherme De Souza Lima, CDD Concórdia, Carteiro


Diretor Suplente


Dyorgenes "Didi" Hantero Nagel De Lima, CDD São Bento Do Sul, Carteiro, Delegado Sindical


Joinville
Diretor Regional de Joinville


Claudevan Furtunato Dos Santos, CDD Joinville Norte, Carteiro

 Diretor Suplente


Luis Fernando Lunardelli, CDD Blumenau, Carteiro


Lages
Diretor Regional de Lages
Eliseu Nilton Nascimento, CDD Vorsdat, Carteiro

Diretor Suplente
Sérgio Augusto De Souza, CDD Estreito, Carteiro


Tubarão
Diretor Regional de Tubarão


Jeferson Rebelo, CEE Itajaí, Carteiro, Delegado Sindical

 Diretor Suplente
 Robson Paladini Ramos, CDD Brusque, Carteiro

Conheça a Chapa 02 - Conselho Fiscal

Membros Titulares


CDD Joinville Sul - Joelson de Quadros Chagas.


CDD Criciúma, Carteiro - Willian Cipriano.

CDD Itajaí, Carteiro - Erlon Torres Furtado.



Membros suplentes

CDD Velha, Carteiro Alexandre Sérgio Jahn.

CDD Blumenau, Carteiro - Reinaldo de Oliveira.

CDD Palhoça, Carteiro - Julcimar Debroski.